Heurísticas são tema do novo boletim do CEST

O autor aborta o assunto como algoritmos mentais que produzem julgamentos rápidos com informação limitada

Edson Perin

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST), da Universidade de São Paulo (USP), publica em seu site o boletim “Heurísticas, redes sociais e algoritmos”, de autoria de Lucas Lago, mestre em Engenharia da Computação pela POLI-USP, pesquisador assistente no IPT e pesquisador pelo CEST. O documento traz a visão de que heurísticas são algoritmos mentais que produzem julgamentos rápidos com informação limitada.

Os tais algoritmos, segundo Lago, são utilizados pelas empresas atuantes na Internet para auxiliar no trabalho de filtrar dados irrelevantes. O acadêmico cita como exemplo o Facebook, que “passou a utilizar um algoritmo baseado em aprendizado de máquina, com mais de 100.000 parâmetros, com o objetivo de prever quais conteúdos vão interessar mais a cada usuário”.

A discussão do tema passa pela preocupação de que, com o objetivo de mostrar cada vez mais aquilo que gostamos e/ou concordamos, as redes sociais mostram cada vez menos informações que nos tiram da zona de conforto. “Esse efeito não se resume às redes sociais”, explica Lago. “Mecanismos de busca que personalizam os resultados, como o Google e o Bing, lojas online como Amazon, e até mesmo sites de notícia que personalizam as notícias de acordo com as preferências dos leitores, participam da criação da referida bolha”.

Para saber mais sobre este e outros assuntos abordados em boletins do CEST e fazer o download dos documentos que desejar, acesse o link: http://www.cest.poli.usp.br/boletins/